Simplifica; Brasil 4.0; Emprega + e Pro-Mercados – estes foram os principais anúncios de Governo feitos pelo Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa, durante o seminário “100 Dias de Governo”, promovido pelas revistas Veja e Exame, em São Paulo. Da Costa listou os principais avanços do Governo, entre eles, o Sine Aberto – “o objetivo é tornar o programa um dos principais programas de recolocação do mundo”, a Câmara da Indústria 4.0 e as Mesas Executivas – “que irão acelerar a simplificação dos processos das empresas”.
Além do que já foi implementado no período, o Secretário Especial anunciou “quatro planos estruturantes, que serão detalhados pelo Governo nas próximas semanas, e que devem elevar o Brasil no ranking do Fórum Econômico Mundial – em termos de produtividade – da 72ª posição para a 50ª posição nos próximos 3 anos”, afirmou.
São eles:
– Simplifica – com objetivo de desburocratizar ambientes de negócios, reduzir o custo Brasil e aumentar a competitividade das empresas. “Entre essas medidas está o Empresa Nasce Legal, que irá reduzir o tempo de abertura e de entrada em funcionamento das novas empresas”, comentou.
– Pro-mercados – com o objetivo de revisar regulações que impedem o desenvolvimento das empresas e, como consequência, a competição entre elas.
– Brasil 4.0 – com incentivo às startups, inovação tecnológica e digitalização de serviços e processos.
– Emprega + – com a abertura dos dados do Sine e uso de inteligência artificial para acelerar o alinhamento entre candidatos e vagas no mercado de trabalho, identificando lacunas de capacitação e prevendo cenários que possibilitem o Governo a preparar profissionais para o futuro do mercado.