Organização Social

Geração de Trabalho e Renda

Histórico

O IBAP-RJ, através da Organização Social criada em 2013, se preparou para assumir a gestão dos Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda no Estado do Rio de Janeiro, em parceria com Secretaria Estadual de Trabalho e Renda.

O IBAP-RJ, em maio de 2013, abriu um novo espaço em sua estrutura organizacional qualificando-se como Organização Social na área da Geração de Trabalho e Renda, com o objetivo de dar suporte às atividades técnicas e operacionais realizadas pela SETRAB- RJ, tanto na sede como nas unidades descentralizadas.

Abrir este espaço significa atuar em sintonia com atual tendência de parceria com serviços públicos na busca de alavancar resultados positivos para o setor e ampliar o acesso da sociedade aos seus principais serviços e produtos.

Na perspectiva de atender a este novo paradigma e tendo experiências exitosas no âmbito da qualidade do atendimento ao cidadão carioca, vide o sucesso das unidades integradas de atendimento POUPA TEMPO, o Governo do Estado do Rio de janeiro, por intermédio da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda opta pela a celebração de Contratos de Gestão com entidade de direito privado, sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social na área de Geração de Trabalho e Renda, para operacionalização e execução dos serviços dos Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda, conforme Lei Estadual no 6.339, de 06 de novembro de 2012.

A competência do IBAP-RJ na gestão, operacionalização e implantação de unidades com este conceito de excelência no atendimento ao cidadão e como gestor das unidades Poupa Tempo no Rio de Janeiro (Central do Brasil, Centro e Ipanema) e no Espírito Santo – Vitória (Cariacica), diante, ainda, de sua qualificação como Organização Social no âmbito da Geração de Emprego e Renda, permitiu ao IBAP-RJ participar junto a SETRAB- RJ do certame de escolha de instituição capaz de gerir e operacionalizar os Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda -CPETR, conforme requisitos constantes no Termo de Referência do Processo de Seleção Pública para contratação de Organizações Sociais no âmbito da Geração de Emprego e Renda, no Estado do Rio de Janeiro e nas normas que regem o Sistema Nacional de Emprego e o Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda.

A assinatura desse contrato de gestão permitiu ao IBAP-RJ gerir, em parceria com a SETRAB-RJ, 66 unidades CPETR e, recrutar, selecionar e qualificar cerca de 360 profissionais. Todos esses profissionais passarão pelo Programa de Educação Continuada cujos temas serão, prioritariamente, afinados com as modernas técnicas de gestão e em consonância com os pressupostos do modelo conceitual definido na proposta técnica para execução dos serviços.

O Programa atuou mobilizando e sensibilizando para a melhoria da qualidade da gestão e do desempenho institucional. Atuará, também, junto aos cidadãos, procurando torná-los participantes das atividades, desempenhando o papel de avaliadores dos serviços e, a partir de suas sugestões e críticas, subsidiar as ações do Estado.