Blog - Últimas notícias

Edição

Este estudo se propôs a verificar a avaliação da governança de TI que é realizada nas empresas da administração pública pelo Tribunal de Contas da União (TCU), sob a ótica dos princípios da transparência, da equidade, da prestação de contas e da responsabilidade corporativa.

Esses princípios são definidos pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) para reger os códigos de governança corporativa das organizações. Sendo a governança de TI parte da governança corporativa, buscou-se obter uma medida comum a ambas.  Para realizar a análise, o estudo utiliza a fundamentação teórica que subsidia os itens do levantamento identificados pelo TCU como itens que avaliam a governança de TI. Para cada fundamentação, de cada item do levantamento, é feita uma análise qualitativa, na busca da identificação de conceitos que os associe com um ou mais princípios da governança corporativa definidos pelo IBGC. Os dados utilizados são os do levantamento realizado em 2018 pelo TCU e que resultaram no Índice Geral de Governança (iGG) de 2018 e, como parte desse, o iGovTI. Como resultado, foi possível elaborar um mapeamento dos itens de avaliação de governança de TI que geraram o iGovTI de 2018, por princípios de governança corporativa. O estudo identificou haver poucos itens de verificação no levantamento relativos ao iGovTI que se relacionam aos princípios de governança corporativa; e assim, conclui que pouco se avalia a governança de tecnologia sob a ótica dos princípios da governança corporativa definidos pelo IBGC.

Leia o artigo de João Souza Neto e Laura Estela Madeira de Carvalho em https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/4426/2854

Talvez você goste dos artigos

0 Respostas

Deixe um comentário