A pesquisa tem como objetivo analisar os fatores de violência e de conflito nas instituições de ensino para determinar os elementos centrais que permitem a deterioração do contexto educacional. A metodologia foca na análise das categorias de violência de conflito, juntamente com a aplicação da teoria do equilíbrio de Nash, como estratégia para definir o caminho ideal para enfrentar as dinâmicas que emergem nos contextos educacionais afetados. Pelo método, a pesquisa é mista (qualitativo-quantitativa), focada em um tipo de estudo descritivo correlacional, determinando quais são os elementos relacionados à deterioração institucional. Outra ferramenta empregada é a análise estatística descritiva, juntamente com o perception multicamada, como possibilidades para identificar esses fatores, de modo a apontar possíveis soluções para o problema da violência e conflito nas instituições de ensino. Os resultados estatísticos não mostram diferença quanto à percepção que os entrevistados têm de ambas as categorias, o que leva a apontar que existe um processo de normalização dos diferentes aspectos da violência, tanto na comunidade como nas instituições de ensino.
Leia o artigo de Jhon Jairo Mosquera Rodas em https://www.scielo.br/j/ensaio/a/Mp5pfQN9xnQDyHfvYFVxr6C/?format=pdf&lang=es