Blog - Últimas notícias

Edição

Este trabalho faz um levantamento teórico acerca da transição do conceito de velhice para terceira idade, analisando a trajetória e as implicações para as políticas públicas voltadas à pessoa idosa no Brasil.

Esta pesquisa é de cunho exploratório, uma vez que almeja explicitar categorias teóricas específicas. A técnica empregada neste estudo foi a do levantamento bibliográfico a partir de literatura recente disponível em periódicos científicos. Sabemos que o desafio é assegurar a inserção do idoso na sociedade e nos diferentes espaços da esfera pública com garantias de saúde, renda, segurança e dignidade. Contudo, este trabalho vem ressaltar que as políticas públicas voltadas à pessoa idosa devem ser pensadas no plural, uma vez que esta categoria engloba vários grupos etários em uma única denominação. O que implica assumir a intrínseca heterogeneidade, dadas as diferentes trajetórias imersas na vida social e econômica do país, em cuja diversidade emergem as antigas e novas demandas por políticas públicas.

Leia o artigo de Rossandra Oliveira Maciel de Bitencourt e Fabiano Abranches Silva Dalto https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/ppp/211022_ppp_59_art10.pdf

Talvez você goste dos artigos

0 Respostas

Deixe um comentário