Blog - Últimas notícias

Edição

Em razão da relevante função que as polícias cumprem na sociedade, é importante a obtenção de informações que possam ser utilizadas para avaliar o seu desempenho e, com isso, aprimorar seus serviços e atender às exigências e necessidades da comunidade.

Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo efetuar uma revisão sistemática da literatura acerca do desempenho de organizações policiais. Foram revisados artigos teórico-empíricos publicados entre 2010 e 2020 que tinham como propósito avaliar ou mensurar o desempenho de polícias. Buscou-se identificar modelos teórico-empíricos, com instrumentos de coleta de dados, métodos de análise de dados e variáveis que são empregados em pesquisas a respeito do desempenho das polícias. Por meio dos resultados da revisão de literatura, verificou-se que, dada a complexidade e a diversidade dos serviços prestados pelas organizações policiais, não é possível o estabelecimento de metodologia única para que seja realizada a avaliação do seu desempenho. Por essa razão, o desempenho dessas organizações deve ser mensurado de acordo com os objetivos e atribuições de cada polícia que será avaliada, conforme as atividades que são realizadas e em consonância com a dimensão que se deseja medir. Somente após essa definição é possível escolher as variáveis que serão utilizadas para analisá-lo. Com base nos resultados encontrados, é proposta uma agenda de pesquisa com a finalidade de definir e avaliar o desempenho das polícias brasileiras, de acordo com as suas características e atribuições, de modo a possibilitar o aumento do controle social sobre essas organizações e a melhoria do seu desempenho.

Leia o artigo de Andersson Pereira dos Santos e Adalmir de Oliveira Gomes em https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/4881/2969

Talvez você goste dos artigos

0 Respostas

Deixe um comentário