Blog - Últimas notícias

Edição

O artigo analisa a cooperação internacional descentralizada entre o Brasil e a Europa, enfocando duas questões específicas que não são os principais objetivos da literatura especializada em estudos de paradiplomacia.

Primeiro, como a cooperação internacional pode ser usada como uma ferramenta para projeção de poder. Segundo, os efeitos que a assimetria econômica, política e institucional entre os atores envolvidos nos acordos de cooperação produz sobre os resultados da cooperação. Para isso, utilizou-se uma ampla gama de documentos e dados (entrevistas, documentos oficiais, atas de reuniões e dados coletados com pesquisa aplicada a gestores públicos), relacionados à cooperação internacional desenvolvida entre o Brasil e os países europeus. As conclusões são de que, mesmo em acordos de cooperação descentralizada, as relações de poder são importantes para os resultados da cooperação.

Leia o artigo de Liliana Ramalho Froio e Marcelo de Almeida Medeiros em https://www.scielo.br/pdf/cint/v42n2/0102-8529-cint-202042020005.pdf

Talvez você goste dos artigos

0 Respostas

Deixe um comentário