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Este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos professores sobre a participação das famílias na escola. Além disso, pretende saber quais são os fatores que predizem este tipo de participação.Para isso, foi selecionada uma amostra composta por 347 professores da Primeira Infância, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio pertencentes às escolas públicas e privadas da Gran Canaria (Espanha) com uma média de 19,8 anos de experiência profissional. Foi utilizada uma amostra de 28 itens como Likert com valores entre 1-6 com um alfa ordinal total da escala de 0.95. Quatro fatores foram medidos nesta escala: abertura da escola à comunidade, prestígio social da escola, proximidade e tratamento pessoal com as famílias e estudantes e a participação das famílias nas decisões escolares. Como resultado, foram encontradas diferenças significativas entre estes fatores, dependendo da idade do professor, dos anos de experiência de ensino, do tipo de escola e do estágio educacional. Também foram encontradas diferenças significativas dependendo se o corpo docente tinha ou não ocupado cargos de direção, bem como em relação ao grau de participação dos professores nas escolas. Por outro lado, foi realizada uma análise hierárquica de regressão múltipla que explica as variáveis que predizem a participação educacional das famílias nas escolas. Estas variáveis preditivas são as seguintes: a idade do corpo docente, se este último promove atividades culturais, sendo um membro da equipe gerencial, um maior grau de participação dos professores na escola, se a associação de pais organiza atividades na escola e se o corpo docente tem uma boa percepção sobre o nível de participação das famílias nas escolas.

Leia o artigo de Jesús Ariel Alemán-Falcón e outros em https://www.scielo.br/j/es/a/syGcNDd9WvVh9cWVPLcRyDn/?format=pdf&lang=en

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