Os indicadores de violência no entorno dos transportes públicos têm alcançado níveis alarmantes na maioria dos estados brasileiros, afetando inclusive sua mobilidade.
Este artigo objetiva identificar o nível de vulnerabilidade e de resiliência do transporte público em 21 regiões administrativas da cidade do Rio de Janeiro, em face das ocorrências criminais. Foram utilizadas variáveis relacionadas a população, emprego, oportunidades intervenientes, tempo, ocorrências criminais no entorno dos transportes públicos e cobertura policial de cada região avaliada. Os resultados permitem concluir que as cinco áreas mais vulneráveis são: Campo Grande, Méier, Barra da Tijuca, Rio Comprido e Irajá e as áreas mais resilientes são: Lagoa, Copacabana, Botafogo, Vila Isabel e Tijuca. A contribuição deste trabalho pode ser verificada pela proposta de analisar o nível de vulnerabilidade e de resiliência a partir de dados de segurança pública, com destaque para uma relação de dependência espacial das regiões.
Leia o artigo de Marcus Hugo Sant’Anna Cardoso e outros em https://www.scielo.br/j/urbe/a/7WZJwqMYqKfwXMjbdRfQsGx/?format=pdf&lang=en