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Uma diferença central entre os sistemas parlamentaristas e presidencialistas no que concerne ao processo de produção de políticas diz respeito ao papel desempenhado pelos ministros e burocracias subordinadas a estes.

No parlamentarismo, os ministros normalmente atuam como membros do Parlamento e assumem, junto com o chefe de governo, responsabilidade coletiva perante o legislativo. Nos sistemas presidencialistas, o papel dos ministros na formulação de políticas públicas segue uma lógica mais informal. O gabinete não possui status formal de órgão deliberativo e o papel dos ministros como assessores do presidente é muito mais limitado. Apesar dessas diferenças, ambos os sistemas de governo enfrentam desafios semelhantes com respeito aos processos de delegação e coordenação intragovernamental inerentes à operação cotidiana dos governos democráticos. Em particular, em sistemas multipartidários tais dilemas são acentuados tendo em vista a barganha interpartidária e maior heterogeneidade das preferências dos ministros.

Leia o artigo de André Borges em https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/4871/1/Caderno_66_Pol%c3%adtica%20burocracia%20e%20coordena%c3%a7%c3%a3o%20de%20pol%c3%adticas%20p%c3%bablicas%20no%20presidencialismo%20brasileiro.pdf

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