Vivemos em um mundo inegavelmente digitalizado. Nele, compreender e implementar um processo de Transformação Digital tornaram-se fatores primordiais para a maioria das organizações. Devido à sua relevância e atualidade, a Transformação Digital surge como um tema de grande interesse. A academia destaca a necessidade de um melhor entendimento dos seus requisitos e orientações estratégicas. Nesse contexto, pesquisadores sinalizam a necessidade de construir uma abordagem centrada em como transformar digitalmente modelos de negócio, e de definir quais capacitadores, fases e instrumentos precisam ser considerados. Diante disso, foi desenvolvido este estudo, cujo objetivo foi definir dimensões base para a implementação da Transformação Digital considerando um conjunto de tecnologias aderentes ao conceito de Indústria 4.0. A abordagem metodológica escolhida para o desenvolvimento do estudo foi a pesquisa processual, o método foi a pesquisa descritiva, e de impacto. Ademais, o estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, de caráter bibliográfico e documental, concretizado via revisão da literatura. Com a realização da pesquisa, identificaram-se três direcionadores e nove dimensões que podem servir como base para o processo de Transformação Digital em uma organização. Este estudo permitiu construir um modelo preliminar que poderá servir como base para um mapeamento do processo de implementação da Transformação Digital em estudos futuros e poderá auxiliar as organizações a aperfeiçoar seus processos e ações rumo a esta era de inovação.
Leia o artigo de Cristiane Mascarenhas Leite e outros em https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/92099/86403