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O objetivo principal do estudo foi verificar se a orientação de pesquisa científica sobre o tema liderança aproxima-se de uma abordagem tradicional ou contemporânea, quando analisadas as principais bases de dados de publicações sobre o tema, entre 2014 e 2021, nas línguas inglesa e portuguesa. Inicialmente, uma abordagem qualitativa foi realizada, por meio de um Focus Group com especialistas sobre liderança. Posteriormente, seguiu-se uma abordagem quantitativa, por meio de pesquisas bibliométricas, nas quais os 28 descritores definidos foram investigados em bases prestigiosas e não prestigiosas. A contribuição teórica foi apresentar uma lista atualizada de descritores que poderá ser utilizada para novas investigações sobre o tema liderança. As contribuições práticas foram a qualificação das bases de dados analisadas, em inglês e em português, e as tendências de comportamento do tema liderança. As principais conclusões foram: i) a constatação da baixa produção científica e necessidade de mais publicações prestigiosas em português sobre os temas liderança e gestão; ii) o reconhecimento de que o modelo mental tradicional do século XX é massivamente disseminado em comunicações explícitas em inglês, quando comparado ao modelo mental contemporâneo, com um comportamento inverso em português. Este fenômeno tem aumentado ao longo dos últimos anos, contrariando as expectativas da pesquisa.

Leia o artigo de Marcello Vinicius Doria Calvosa e Marcos Ferreira em https://www.scielo.br/j/read/a/RPZQkSQWxpbs7VnR65ZbvxF/?format=pdf&lang=pt

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