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A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “primeira década de ação pela segurança no trânsito” (ONU, 2010). Como meta global, a ONU considerou a redução em 50% da mortalidade no trânsito até o final da década. Na época do lançamento da campanha da ONU, o Brasil era o quinto país com mais mortes de trânsito no mundo, com cerca de 40 mil mortes anuais e mais de 300 mil feridos no trânsito, com custos anuais para o país de cerca de R$ 50 bilhões a preços atuais (Ipea, 2006; 2015). Com o fim dessa primeira década de campanha, a ONU já lançou em 2021 a “segunda década de ação pela segurança no trânsito”, com um amplo escopo de ações que os países deveriam seguir e estipulando novas metas para 2030. Assim, é importante que haja estudos avaliando os resultados da primeira década, para que esses novos objetivos traçados sejam efetivamente cumpridos. Dessa forma, o objetivo desta NT é avaliar a mortalidade e morbidade durante essa primeira década de ações para segurança no trânsito, avaliando alguns fatores de impacto sobre os resultados de mortalidade, além de instrumentos e políticas de gestão de trânsito adotados no país neste período.

Leia o artigo de Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho e Erivelton Pires Guedes em https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/12250/4/NT_42_Dirur_Balanco.pdf

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