Este artigo pretende tratar das diferentes narrativas que envolvem a disciplina da história na plataforma YouTube.
A partir de um mapeamento, foi analisada uma série de vídeos, e de uma análise quantitativa e qualitativa desses materiais foi possível inferir, por um lado, uma inexpressividade das produções feitas por instituições públicas ou universitárias e, por outro, um grande número de vídeos que trazem uma visão revisionista ou contestadora da história acadêmica. Concluiu-se, a partir dessas investigações, a respeito da necessidade de uma maior atuação da academia e dos historiadores profissionais nesses espaços de produção e de discussão de narrativas, o que poderia responder a uma demanda educacional identificada que ocorre tanto dentro do espaço físico e formal da sala de aula quanto fora dele, em espaços online que, visando a se constituir em oposição à escola formal, oferecem-se como alternativas nas disputas das narrativas da história.
Leia o artigo de Odir Fontoura em https://www.scielo.br/j/eh/a/VwPxw6MP97rfsb6Yf9RHDxr/?format=pdf&lang=pt