O artigo estuda o gasto público nos municípios brasileiros com menos de 5 mil habitantes para determinar se a ideologia política, tomando como indicador o partido político do prefeito, exerceu influência sobre as decisões do administrador municipal. Distinguimos entre políticas públicas reguladas e desreguladas, analisando gastos com educação, administração/planejamento e investimentos.
A amostra é formada pelos municípios que disponibilizaram seus dados na base de dados Finanças do Brasil da Secretaria do Tesouro Nacional (Finbra/STN), entre 2001 e 2012, totalizando 14.039 observações. Os resultados evidenciaram que pertencer a um partido de esquerda, centro ou direita não é um fator de diferenciação sobre os gastos da área de administração/planejamento e de educação em pequenas cidades brasileiras. Entretanto, os gastos com investimentos públicos foram maiores nos municípios brasileiros com menos de 5 mil habitantes quando os governos eram de centro e de direita, quando comparados com os de esquerda.
Leia o artigo de Willson Gerigk e Adriano Codato em https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/ppe/210715_ppe_miolo_art_05.pdf