As iniciativas de governo digital têm se expandido em diversos governos na atualidade. A utilização de novas tecnologias de armazenamento, gestão e integração de bases de dados de indivíduos e de novas plataformas para prestação de serviços públicos tem alterado a dinâmica de funcionamento dos governos (OECD, 2019).
Sob o discurso de maior eficiência na utilização de recursos públicos e de melhoria da satisfação dos usuários (principalmente cidadãos e empresas) com a atuação governamental, os meios virtuais e digitais têm sido mobilizados para implementar mecanismos de governo digital. Há três perspectivas principais: a primeira delas se refere à melhoria dos processos administrativos, a segunda remete à interação com os cidadãos e a terceira é a construção de interações externas. Assim, pretende-se responder à seguinte pergunta de pesquisa: quais elementos analíticos devem ser mobilizados para se analisar o uso de evidências no design de uma política de transformação digital de serviços públicos? Ao final, tem-se como objetivo a proposição de um framework analítico para a compreensão do fenômeno de mobilização de evidências para o desenho de políticas públicas de transformação digital, a partir da experiência do governo federal brasileiro.
Leia o artigo de Pedro Lucas de Moura Palotti e outros em https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/boletim_analise_politico/201203_bapi_24_art7.pdf