Blog - Últimas notícias

Edição

Este artigo baseia-se na premissa de que a crescente interação humana no ciberespaço a eleva ao nível do domínio estratégico e, como tal, levanta desafios teóricos e práticos para as relações internacionais.

Baseia-se em uma reflexão epistemológica sobre os pressupostos fundamentais dos paradigmas que permeiam as relações internacionais. O principal objetivo é conceituar o ciberespaço como domínio estratégico no século XXI, bem como desenvolver uma estrutura analítica que forneça evidências e investigue a resiliência dos fundamentos das atuais relações internacionais. Mais especificamente, os seguintes preceitos: i) soberania baseada na territorialidade, ii) monopólio estatal do poder e iii) responsabilização entre atores internacionais. Nesse sentido, a abordagem se refere à documentação de defesa e a fontes científicas, a fim de alcançar uma definição que caracterize o ciberespaço, considerando seus aspectos técnicos, científicos e estratégicos. Ao mesmo tempo, o trabalho bibliográfico sustenta o desenvolvimento da ferramenta analítica conhecida como Trindade conceitual fundamental do ciberespaço, com base nas características do domínio ciberespaço: i) desterritorialidade, ii) multiplicidade de atores e iii) incerteza.

Leia o artigo de Breno Pauli Medeiros e Luiz Rogério Franco Goldoni em https://www.scielo.br/pdf/cint/v42n1/0102-8529-cint-202042010031.pdf

Talvez você goste dos artigos

0 Respostas

Deixe um comentário