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Exame do processo de acumulação de capacidades tecnológicas para inovação e do papel dos processos subjacentes de aprendizagem tecnológica no contexto dos projetos Reparo de Metralhadora Automatizado X (REMAX) e Torre Operada Remotamente e Estabilizada para Canhão 30mm (TORC30) do Exército Brasileiro (EB), durante o período de 1999 a 2016. Baseando-se em evidências empíricas primárias e secundárias, em uma escala que identifica níveis de capacidades tecnológicas e em um modelo de processos de aprendizagem tecnológica, identificou-se durante o período estudado a evolução do nível de capacidades tecnológicas de básico para avançado. Essas capacidades tecnológicas se refletiram em atividades inovadoras: prototipagem, design e pesquisa e desenvolvimento (P&D). Elas foram acumuladas por meio de esforços deliberados e eficazes em mecanismos de aprendizagem utilizados, de forma cíclica, em quatro etapas cumulativas: (i) preparação, (ii) aquisição de conhecimento externo, (iii) assimilação de conhecimento adquirido externamente e criação de conhecimento internamente e (iv) aplicação em atividades inovadoras. Portanto o estudo explora, do ponto de vista micro, a natureza e a dinâmica do processo de aprendizagem subjacente à acumulação de capacidades para inovação em uma indústria raramente estudada dessa perspectiva, particularmente no contexto brasileiro. A indústria de defesa possui um papel importante no desenvolvimento dos países. As inovações tecnológicas implementadas no âmbito desta indústria geram demandas importantes, tais como profissionais qualificados e atividades científicas e tecnológicas de diversos componentes do sistema de produção e de inovação em nível nacional, também oferecem grande potencial de aplicações múltiplas em outras indústrias, assim como na sociedade como um todo.

Leia o artigo de Luiz Henrique Abreu Dal Bello e outros em https://www.scielo.br/pdf/cebape/v18n3/1679-3951-cebape-18-03-431.pdf

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