Após 30 anos do SUS ainda não se registra nenhum sistema nacional institucionalizado e contínuo de avaliação de resultados e desempenho em saúde pública, apesar do Estado brasileiro ter implementado ações estruturais no bojo da Nova Gestão Pública ou Gerencialismo, que exigem dos gestores esforços para monitorar resultados, controle e prestação de contas (accountability). Objetivo: estudaram-se alguns relevantes quadros teóricos (framework) e propostas de dimensões e indicadores de performance em serviços e unidades de saúde, visando construir um instrumento inovador a partir do conhecimento prévio de uma amostra de especialistas e gestores no contexto do SUS. Os resultados obtidos de 108 especialistas e 112 gestores de saúde, foram objetos de análise descritiva e inferencial. Resultados/Conclusões: os ítens de avaliação de performance que surgiram e tiveram valorações médias acima do nível 3 (relevante) classificados como subcategorias (20 e 24 domínios de avaliação) e como categorias (cinco e seis macrodomínios de avaliação) foram usados para análise inferencial, com rigor metodológico. As análises de confiabilidade e validade resultaram em um modelo final de 17 domínios (indicadores) e quatro macrodomínios de avaliação que validaram um proxy de painel de indicadores e dimensões para unidades do SUS.
Leia o artigo de Galba Freire Moita e outros em https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/3955/2759