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Sabe-se que os presidentes brasileiros podem aprovar a maioria de seus próprios projetos legislativos. No entanto, ainda não está claro quais fatores influenciam e explicam a variação no nível de sucesso legislativo dos presidentes entre diferentes governos e mesmo dentro de um termo individual. Buscando entender esse fenômeno, este artigo analisa o sucesso legislativo dos presidentes brasileiros, com base nos governos de Cardoso, Lula e Dilma Rousseff. Mais precisamente, examina o impacto das prerrogativas e dos assuntos políticos exclusivos sobre presidentes e contextos políticos na determinação do sucesso legislativo. Os resultados apontam para as prerrogativas e assuntos exclusivos que influenciam positivamente as taxas de sucesso, como as medidas provisórias e administrativas e orçamentárias. Eles também indicam que o sucesso legislativo é reforçado durante o período da lua de mel, ou seja, quanto mais longe um governo é de um período eleitoral, e há uma variação positiva significativa à medida que o tamanho da coalizão governamental aumenta. No entanto, os resultados mostram que a habilidade não impacta significativamente no sucesso, e a popularidade tem um efeito negativo, não contribuindo para o sucesso legislativo dos presidentes brasileiros.

Leia o artigo de Rodolfo Darrieux em http://www.scielo.br/pdf/bpsr/v13n1/1981-3821-bpsr-13-1-e0004.pdf

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