A Região Metropolitana do Cariri – RMC criada pela Lei Complementar Nº 78 de 2009, localiza-se ao Sul do estado do Ceará no Nordeste brasileiro e é constituída pelos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Jardim, Missão Velha, Caririaçu, Farias Brito, Nova Olinda e Santana do Cariri.
A região atravessa uma acentuada fase de crescimento econômico e demográfico, e, consequentemente, de mudanças sociais e ambientais. O objetivo geral dessa pesquisa foi o de identificar o panorama da Região Metropolitana do Cariri no que diz respeito às dimensões componentes do desenvolvimento sustentável a partir da análise dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na esfera municipal. A pesquisa possui foco quali-quantitativo, constituindo-se em um Estudo de Caso realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental. A coleta de dados se realizou por meio da análise dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no âmbito dos municípios da RMC. Por meio da análise dos resultados, notou-se que a prosperidade econômica nessa região (sobretudo, no CRAJUBAR) contrasta com a vulnerabilidade social e ambiental, produzindo um ambiente insustentável a médio e longo prazo.
Leia o artigo de Diego Coelho do Nascimento e Suely Salgueiro Chacon em https://www.scielo.br/j/sn/a/97vfnLr5qVhQtpSDyy8gdWs/?format=pdf&lang=pt