Blog - Últimas notícias

Edição

Este artigo objetivou analisar o organizar das práticas de gestão de atividades artísticas e culturais em uma instituição federal de ensino.

Para isso, utiliza as contribuições do organizing e da prática como lente como abordagens epistemológicas e se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida em duas fases: uma exploratória, que envolve análise de documentos e duas entrevistas projetivas, e uma fase de imersão em campo, caracterizada pelo método da observação participante e pela análise das práticas de gestão na implantação de um Núcleo de Arte e Cultura na instituição federal de ensino estudada. Como resultados, obteve-se que a abordagem do organizing articulada às práticas de gestão de atividades artísticas e culturais possibilita entender a gestão de maneira menos ortodoxa em relação ao binarismo comum ao campo da gestão escolar, que envolve constante disputa entre elementos e ideologias da gestão democrática e da gestão tradicional. O estudo contribui por caracterizar o processo de ressignificação dos aspectos materiais na prática da gestão escolar, o que possibilita problematizar o uso dos planejamentos administrativos e o papel da contextualidade na atribuição de competências das dinâmicas grupais e apontar os efeitos das tomadas de decisões na gestão escolar.

Leia o artigo de Bruno Ricardo Peixoto de Rezende e Dério José Faustino Junior em https://www.scielo.br/j/osoc/a/KkJdQ8SdWsrqMRCNGK3QzTr/?format=pdf&lang=pt

Talvez você goste dos artigos

0 Respostas

Deixe um comentário