Blog - Últimas notícias

Edição

Conforme o Plano Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), as cidades brasileiras com mais de 20 mil habitantes são obrigadas a elaborar Planos de Mobilidade Urbana (PlanMob).

A literatura mostra falta de pesquisas nacionais sobre planejamento e políticas de frete urbano e de um melhor entendimento para as autoridades sobre transporte de cargas, especialmente para a tomada de decisão sobre políticas e planejamento do transporte urbano de carga. Soluções para Logística Urbana podem ser consideradas nos PlanMobs para reduzir o problemático transporte urbano de cargas. Dessa forma, um levantamento de dados foi realizado para investigar os recursos disponíveis para as cidades planejarem o PlanMob, as soluções para a movimentação de cargas presentes nas cidades brasileiras e as percepções de gestores públicos sobre o transporte de carga em suas cidades. Os resultados mostram que as soluções mais adotadas pelas autoridades brasileiras são as restrições, incluindo uma amostra representativa das cidades do estado de São Paulo com mais de 250 mil habitantes. As conclusões apontam que as cidades brasileiras não estão preparadas para desenvolver um plano eficiente de transporte de carga urbano, porque os gestores públicos parecem estar inconscientes sobre demandas da logística urbana em suas cidades ou os gestores têm negligenciado aspectos de carga urbana dentro do PNMU.

Leia o artigo de José Maria Dias e outros em https://www.scielo.br/pdf/urbe/v10n3/2175-3369-urbe-2175-3369010003AO07.pdf

Talvez você goste dos artigos

0 Respostas

Deixe um comentário