O objetivo deste trabalho é identificar variáveis com maior impacto no desempenho dos municípios no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tanto para a prova objetiva quanto para a redação, com base em técnicas de estatística espacial, que permite analisar a dinâmica da influência territorial, e da perspectiva da sociologia da educação.
Pretende-se mensurar o grau de importância de cada categoria de variáveis para a média e a variância das notas do Enem. Os resultados reforçam os estudos da sociologia da educação, ao destacarem as disparidades socioeconômicas refletidas no desempenho estudantil, fundamentos da reprodução escolar das desigualdades. Estudos com essa perspectiva integrada são relevantes para o entendimento da influência no nível da localidade dos municípios, podendo evidenciar lacunas específicas, direcionando e influenciando ações públicas visando à superação das desigualdades.
Leia o artigo de Rafael Oliveira Melo e outros em https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/85021/80363