7/04/2021

A pandemia de coronavírus atingiu quase todos os países do mundo. A disseminação da covid-19 cobrou uma fatura alta de suas economias e empresas, enquanto os governos ainda têm dificuldade em conter a propagação da doença.

(mais…)

O primeiro relatório da pesquisa que o Centro Estratégico Latino-Americano de Geopolítica – CELAG está realizando sobre a atividade bancária em 10 países da América Latina, focou na rentabilidade do sistema bancário, destacando a dissociação entre a alta rentabilidade dos bancos em 2019 e os maus resultados das economias da região.

(mais…)

O tema do neoliberalismo está em voga há cerca de quarenta anos, desde que a crise da socialdemocracia europeia trouxe a crítica do planejamento econômico pelo Estado e a defesa do liberalismo econômico como fórmula capaz de superar a estagnação. (mais…)

A tese que a democracia está morrendo aos poucos aplica-se a países como a Hungria, a Polônia e a Turquia; não aos países ricos cuja democracia está consolidada por razões estruturais e pelos interesses envolvidos. (mais…)

Passados mais de dez meses de pandemia, o país permanece enredado nos mesmos quesitos da política econômica.

(mais…)

A partir de uma perspectiva da Economia Política, o artigo analisa os governos de Lula e Dilma Rousseff, enfocando o relacionamento entre a política macroeconômica e seus condicionantes políticos, econômicos e sociais. (mais…)

Depois de um ano de pandemia e mais de dois milhões de mortes, o modelo político vigente em nível global e os laboratórios transnacionais mostram sua evidente incapacidade de produzir e distribuir as vacinas que poderiam impedir o acúmulo do número de vítimas. (mais…)

O ano de 2020 marca uma experiência de infância drasticamente diferente, que essas crianças vão se lembrar para o resto de suas vidas, e uma experiência pedagógica diferente na qual os professores tiveram que se adaptar rapidamente, ser criativos e mudar de práticas. (mais…)

Como consequência dos impactos causados pela pandemia COVID-19, o Estado acelerou as reformas já iniciadas no que se refere a seu escopo, responsabilidades e modelo. (mais…)

Jones e Klenow (2016) propuseram um modelo para medir o bem-estar econômico, que suprisse as deficiências reconhecidas do PIB per capita, usando consumo, lazer e expectativa de vida. (mais…)