15/04/2020

O chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a América Latina, Alejandro Werner, em um momento crítico para a economia mundial e, muito especialmente, para o bloco latino-americano, tem uma coisa clara: a região enfrentará este ano a pior recessão em meio século e se exporá a uma nova década perdida, mesmo que a recuperação seja rápida. (mais…)

Es verdad que la historia registra antes el paso devastador de grandes pandemias, pero ninguna irrumpió en un mundo tan poblado (más de 7.700 millones de personas) ni tan interconectado y con un planeta ambientalmente enfermo. Es la mayor crisis humana y de salud que hemos encarado. Su abordaje efectivo ha de mantener esta afirmación como brújula central. (mais…)

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reconheceu que a pandemia da covid-19 terá um “impacto forte” sobre a economia brasileira neste ano. Campos Neto apresentou um estudo preparado pelo The Economist Intelligence Unit, mostrando que a atividade econômica do país pode ter uma contração de 5,5% em 2020. (mais…)

A situação mundial passou por uma mudança radical de perspectivas desde que a epidemia do novo coronavírus adquiriu caráter global, transformando-se numa pandemia. Hoje, medidas de isolamento social ou quarentena abrangem quase todos os países, numa escala e velocidade nunca antes vista, nem mesmo em períodos de guerra. (mais…)

The public-health effects and economic impact of the COVID-19 pandemic in developing and emerging economies are only just becoming apparent, but it is already clear that the toll will be devastating. (mais…)

O Brasil caminha para uma depressão econômica. Combater a depressão econômica será tão importante para a vida dos brasileiros quanto combater o novo coronavirus. Ampliar o isolamento social e potencializar o maior sistema de saúde do mundo, o SUS, é urgente e incontornável. (mais…)

A crise do coronavírus atingiu o planeta como um asteroide. O quadro dramático que se desenha para os próximos meses tem levantado inúmeras questões humanitárias, de saúde, de logística e distribuição e econômicas. Parte da economia real estará temporariamente impedida de produzir. (mais…)

Estudo conduzido durante dez anos pelo epidemiologista britânico Michael Marmot demonstra: as políticas de contração orçamentária colocadas em prática, no Reino Unido, a partir da crise de 2008 ampliaram o fosso que separa ricos e pobres em termos de expectativa de vida. (mais…)

Para a economista da Universidade Johns Hopkins, ministro Paulo Guedes está preso a dogmas ideológicos e mantém letargia para tomar decisões que afetam quem já está passando fome. (mais…)

A democracia e o desenvolvimento dependem de um serviço público de qualidade e responsável perante a sociedade. Eis uma máxima da experiência internacional que abarca os países que combinam esses dois elementos. (mais…)